O Grimório de Elek

Saudações amigos bruxos. As páginas que seguem são reflexões do Bruxo e Sacerdote do Coven Triluna, Elek Ophelus. Convido vocês a unirem-se a mim nessa jornada de auto-conhecimento e equilíbrio com nossa Mãe-Terra. Aqui divido singelos saberes adquiridos através de estudos acerca da Arte e dos fundamentos da Religião da Grande Mãe. Sejam bem - vindos! Blessed be!

domingo, 2 de janeiro de 2011

A Magia dos Aromas


Muito se falou sobre aromas, perfumes, essência, cheiros, poções mágicas na história da humanidade. Está claro que os aromas influenciam nosso astral. O sentido de olfato age principalmente no nível subconsciente, os nervos olfativos estão diretamente ligados com a parte mais primitiva de nosso cérebro, os sistemas límbicos.

Com o passar das eras, a humanidade na sua maioria, foi deixando os aromas e os perfumes como um símbolo de sedução e higiene. Nesta volta às antigas tradições estamos redescobrindo o uso terapêutico dos aromas. Thot considerava o nariz como o crânio do cérebro, ou rinencéfalo. Os centros cerebrais estão ligados com as fossas nasais e, portanto com o sentido de olfato. Experiências feitas com animais feridos no nariz revelaram que eles perdem a capacidade de discernimento, memória, comendo tudo o que aparece. Crianças com as narinas obstruídas têm dificuldades para prestar atenção.

Sacerdotes egípcios supervisionavam preparações nos templos, lendo fórmulas e entoando cânticos, enquanto seus discípulos misturavam os ingredientes. Queimavam betume para reconhecer em seus pacientes predisposições para epilepsia. Ao meio-dia, quando o ar tornava-se pesado, devido aos vapores da terra, queimavam mirra.

Os egípcios inventaram a destilação do vinho e da resina de cedro. Em todo o Egito os perfumistas tinham um bom funcionamento nasal, que é sinônimo de um bom equilíbrio psicossomático. Usavam vários componentes para embalsamar entre eles o manjericão.

E.A. Wallis Budge, ex-encarregado de antiguidades egípcias e assírias do Museu Britânico, em seu livro “Egyptian Magic”, faz um relato interessante sobre a descoberta de um papiro com o título de “O Ritual de Embalsamamento”, cuja parte desse texto segue abaixo :

“ O perfume da Arábia te foi trazido, para tornar perfeito o teu cheiro entre o cheiro dos deuses. Aqui foram trazidos para ti líquidos que vieram de Rá para tornar perfeito o teu cheiro no Paço ( julgamento ) . Ó alma olorosa do Grande Deus, conténs tão suave perfume que o teu rosto jamais mudará ou perecerá...Teus membros tornar-se-ão jovens na Arábia, e a tua alma aparecerá sobre teu corpo em Ta-neter ( Terra Divina ).”

Depois disso, o sacerdote devia tomar um vaso de líquido contendo dez perfumes, e derrama-lo sobre o corpo da cabeça aos pés, duas vezes, tendo o máximo cuidado para ungir perfeitamente a cabeça. Depois dizia :

“ Osíris, recebeste o perfume que fará os seus membros perfeitos. Recebeste a fonte e tomaste a forma do grande disco, que se uniu a ti para dar forma duradoura aos teus membros: unir-te-as a Osíris no Grande Paço. O ungüento foi a ti para moldar os teus membros e alegrar o teu coração, e tu aparecerás na forma de Rá; far-te-a forte quando chegares ao firmamento, ao anoitecer, e espalharás além o teu perfume nas províncias de Aquert... Recebeste o óleo de cedro em Amentet, e o cedro que veio de Osíris chegou até a ti; ele te livrou de teus inimigos e te protegeu nas terras. A tua alma iluminou-se sobre os veneráveis sicômoros. Apelaste para Isis, e Osíris ouviu a tua voz, e Anubís veio a ti para invocar-te. Recebeste o óleo do pais de Manu que vem do Oriente, e Rá se ergueu sobre ti nas portas do horizonte, nas sagradas portas de Neit. Foste para lá a tua alma, está no Céu Superior; e o teu corpo no Céu Inferior... Ó Osíris, que o Olho de Hórus faça com que o Maná dele chegue até a ti em teu coração, para sempre !”

Magos como Paracelso, Eliphas Levi, Dion Fortune, Aleister Crowley deixaram registros escritos de diversos trabalhos com o uso mágico e ritual dos perfumes como elemento chave. As relações mágicas dos perfumes e estados de consciência foram extraídas dos antigos egípcios, dos alquimistas árabes, cerimônias gregas, hindus, budistas, xamãs e doutrinas de várias culturas. Pesquisas em neuroanatomia mostram que os aromas acessam diretamente a região emocional do cérebro e a memória. Os aromas evocam imagens visuais seguidas de padrões somáticos, quando sentimos um determinado aroma, mesmo anos após, fazemos associações que nos permite ligar o corpo e a mente de maneira única.

Alguns aromas são tão animadores que sua essência divina nos transporta para outros estados de consciência, ao êxtase.

No cristianismo também podemos observar a importância dos aromas, o Menino Jesus, recebeu dos magos do Oriente, incenso e mirra. A Bíblia registra diversas passagens sobre a utilização de aromas.

Na China eram utilizados há mais de dois mil anos. Provavelmente a Índia seja o único lugar do mundo em que a tradição dos aromas nunca morreu.

No mundo ocidental o registro mais antigo do uso de aromas remonta o século XIII, em terras inglesas, e desde essa época vem se estudando o desenvolvimento dos aromas através de óleos essenciais.

Aqui listo alguns exemplos de aromas e sua atuação nos campos físico, mental e energético:

 ALECRIM Estimulante, aumenta a disposição e a auto confiança e melhora o humor.
 ALFAZEMA
Estimula o sistema nervoso e age sobre as emoções, deixando a pessoa mais calma.
 ALMÍSCAR Ligado a sexualidade, é ideal para ser usado durante o amor.
 BENJOIM Favorece as atividades intelectuais e também age sobre os pulmões como expectorante.EUCALIPTO Favorece as funções pulmonares e elimina tensões. JASMIM Relacionado aos órgãos sexuais, ótimo para ser usado nos momentos de intimidade. LAVANDA Tonificante do sistema nervoso, é eficiente também contra moléstias dos pulmões e do aparelho genital. MAÇà  Ótimo para  pessoas que fazem trabalhos intelectuais, pois clareia as idéias e melhora a memória e o raciocínio.MIRRA Além de servir para eliminar as energias negativas do ambiente, é um importante auxiliar nos tratamentos de inflamações. PATCHOULI Tonificante, auxilia na cura de doenças provocadas por inflamações e infecções.ROSA Atua sobre o fígado e o aparelho circulatório e também é indicado para pessoas com problemas de pressão baixa, insônia e dores de cabeça. SÂNDALO Favorece o desenvolvimento da espiritualidade e aumenta a resistência física. VERBENA  Melhora  a voz, atua diretamente sobre a garganta .É excelente contra gripes e resfriados.VIOLETA Diminui a agressividade e atua como expectorante.

sábado, 1 de janeiro de 2011

Ervas e Plantas



Alfazema: é calmante e antidepressivo; evita a insônia e a tensão; afasta os maus fluidos e favorece as reconciliações.Consiga galhos e folhas e folhas secas de alfazema e coloque – as em 1 saquinho. Ponha-o embaixo do seu colchão ou pendure-o atrás da porta do seu quarto.
Erva-doce: acaba com o nervosismo, a indecisão e a angústia; é um ótimo calmante e ajuda a manter a paz no amor.  Faça um saquinho de seda azul e dentro dele coloque 2 colheres (sopa) de erva-doce. Feche – o e mantenha em sua bolsa durante o dia. À noite, antes de dormir, coloque-o embaixo de seu travesseiro.
Camomila: livra você de maus pensamentos e sentimentos negativos; acalma; atrai amor; purifica o espírito e é bom para as questões financeiras.Pegue um punhado de flores dessa planta e esfregue em suas pernas (jogando-as no lixo depois) ou coloque 3 flores dentro de sua carteira.
Rosas: vermelha: favorece o amor, as conquistas e a sedução; branca: purifica e acalma o ambiente; amarela: traz alegria e ajuda no entendimento entre os casais.; cor-de-rosa: atrai paz para a família e para os amores. Decore a sua casa com rosas frescas ou use-as como motivos para quadros, lençóis, toalhas, almofadas, etc. Usar acessórios com seu formato ou bordar o seu desenho em roupas também pode intensificar a energia que elas transmitem.
Margarida: combate o esgotamento nervoso; concede a paz de espírito; evita a fadiga e a tristeza. Plante sementes de margarida e, quando tiver uma flor, leve-a até a igreja mais próxima de sua casa e ofereça-a ao seu santo de devoção.
Canela: confere saúde e proteção física e espiritual; é excelente para seduzir quem deseja e traz bem-estar e paciência para lutar pelo que deseja. Coloque um pouco de água morna em uma bacia e jogue sobre ela 7 pitadas de canela em pó. Mergulhe seus pés nessa mistura e mentalize seus pés nessa mistura e mentalize coisas positivas. Jogue a água no vaso sanitário e use a bacia como de costume.
Alecrim: ajuda a se recuperar ou evitar a depressão e o esgotamento físico e mental; tranqüilizante e excelente para resolver causas amorosas e espantar todo tipo de vibração negativa.
Lírio: transforma a energia negativa em positiva e promove a harmonia e a pureza de sentimentos. Mantenha um vaso de lírios próximo à porta de entrada de sua casa para atrair prosperidade. Caso essa plantinha venha a morrer, consiga mais uma muda, colocando seu vaso, dessa vez, ao lado da porta da cozinha.
Girassol: atrai sorte e sucesso profissional; favorece o êxito em todo os setores; evita pesadelos e aguça a intuição.Procure ter algum objeto de decoração com o desenho dessa flor, especialmente no seu ambiente de trabalho e na cozinha de sua casa. Se conseguir cultivar essa planta em seu lar, melhor ainda, pois indica que terá sempre boa sorte.
Avenca: promove harmonia, paz e união, principalmente entre familiares e casais apaixonados; aumenta a satisfação pessoal; traz alegria e bons fluidos e é excelente para evitar brigas e manter a fidelidade para os casais.Espalhe vários vasos dessa planta e pelos cantos de sua casa (menos nos quartos onde você e seus familiares dormem), prendendo-os na parede acima de sua cabeça.

fonte: portal topgyn